Notícias


PROJETO DENTISTA DO BEM

Data de publicação: 09/10/2014

PROJETO DENTISTA DO BEM

Dia 01 de outubro realizamos mais uma triagem do Projeto Dentista do Bem na EEEFM " Carolina Passos Gaigher no bairro N.S. Da Penha onde cerca de 100 jovens e adolescentes entre 11 a 17 anos foram examinados pela coordenadora do Projeto Dra Rosemary Marqueti e a voluntária Dra Fabíola Magalhães Zerbone.
O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

A seleção
Após a triagem, é elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.

O tratamento
Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Sobre a TdB ? Turma do Bem ? A TdB - Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. O fundador e presidente voluntário da OSCIP, Dr. Fábio Bibancos foi reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Ashoka (www.ashoka.org) e pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) por seu trabalho à frente da TdB. Mais informações em www.tdb.org.br.

Sobre o projeto Dentista do Bem ? Dentista do Bem é o principal projeto da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São quase 15 mil dentistas voluntários espalhados por todo o País ? em mais de 1.300 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Mais de 420 mil crianças e adolescentes passaram pelas triagens do projeto e 42 mil já foram encaminhadas ao dentista.
Em CACHOEIRO cerca de 600 crianças já foram tríadas e aproximadamente 300 já receberam tratamento odontologico realizado pelos 85 voluntários dentistas no nosso município. Nosso município conquistou por dois anos seguidos ( 2012 e 2013) o segundo melhor resultado entre os 900 municípios onde o projeto e desenvolvido. Isto graças ao brilhante trabalho realizado pelos Dentistas voluntários de Cachoeiro de Itapemirim que também contam com dois laboratórios de prótese, três clínicas Radiológicas, dois psicólogas e um fonoaudióloga e um designer gráfico que completam nossa rede de 94 voluntários. Hoje contamos com o apoio local da RochaAtiva associação de Rochas que muito tem nos ajudado a desenvolver ainda mais o projeto em CACHOEIRO levando estes jovens a cadeira de um dentista do bem.

Quer conhecer melhor o projeto entre no site www.turmadobem.org.br e saiba como colaborar, mesmo não sendo dentista, sendo um Amigo da Turma, adotando um sorriso de uma criança ou entre em contato conosco.

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar